sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Limpe seu PC por dentro e por fora

Limpe o gabinete do seu computador de tempos em tempos, mas com cuidado Um computador de última geração pode ficar ultrapassado em pouquíssimo tempo, mas não dá para dizer que sua vida útil seja curta.
Portanto, é recomendável sempre dar um trato no micro. Como você faz com todos os equipamentos de sua casa, remova com freqüência o pó que se acumula no gabinete.
Em intervalos mais longos, é conveniente abri-lo para eliminar a sujeira escondida internamente.

1) ASPIRE A POEIRA Para começar, use um aspirador de pó para remover a poeira acumulada no gabinete e nos dutos de ar. Nunca use compressores de ar ou latas de gás comprimido, normalmente encontradas em lojas de materiais fotográficos.

2) REMOVA A SUJEITA Para limpar o gabinete, é possível usar qualquer produto de limpeza que não danifique a pintura ou deixe riscos. Se a sujeira for leve, borrife água em um pano que não solte fiapos. Para remover manchas de sujeira mais pesadas, use um detergente neutro diluído em água ou álcool isopropílico. No dia-a-dia, passe apenas um pano seco. Não jogue o líquido diretamente no equipamento.

3) LIMPEZA INTERNA Computadores em ambientes hostis exigem que se remova a tampa do gabinete para uma faxina interna de vez em quando.
a) DESCONECTE TUDO Desligue o computador e desplugue-o da tomada. Desconecte também todos os periféricos.
Para descarregar a eletricidade estática de seu corpo, toque na estrutura metálica do equipamento. Se tiver, use uma pulseira antiestática. Use uma chave de fenda ou do tipo Phillips para remover a tampa do gabinete se for necessário.
b) Sem poeira Use um aspirador de pó para remover a poeira das pás do ventilador, da fonte de alimentação, do chassi dos drives e das placas de circuito.
Não use um equipamento muito potente para não arrancar nenhuma peça e não toque nos componentes para não danificá-los.
c) Complemente a faxina Use um pincel macio para remover partículas de pó que eventualmente tenham permanecido na parte de baixo do chassi. Aproveite também para limpar a face interna da tampa com um aspirador de pó e depois com um pano levemente umedecido com o mesmo produto usado na limpeza da parte externa.
d) Refaça as conexões Depois que a tampa do gabinete estiver seca, recoloque-a, reconecte todos os periféricos e ligue o computador na tomada.

TRATO NO NOTEBOOK Computadores portáteis exigem cuidado especial. Use apenas tecido de microfibra ou lenços de limpeza secos para remover a poeira da tela, do gabinete e do teclado. Para eliminar a sujeira mais pesada, passe um aspirador de pó no teclado.
Depois, umedeça o tecido muito levemente e passe nas teclas e no gabinete.

DICAS De olho na impressora A impressora também merece atenção. Abra o software de impressão, localize a opção de limpeza das cabeças de impressão e siga as instruções na tela. Se o equipamento é pouco usado, repita o teste de vez em quando para evitar que os cartuchos sequem. Para limpar o equipamento, use um tecido levemente umedecido em água morna e, em seguida, um pano seco.
Cronograma A freqüência de limpeza depende do lugar em que o computador está instalado. Equipamentos que ficam em ambientes muito sujeitos a poeira e fuligem devem receber uma faxina completa a cada dois ou três meses.
Longe dos alimentos Nunca coma perto do computador para evitar que farelos se alojem entre as teclas ou mesmo dentro do gabinete. A sujeira pode atrapalhar o funcionamento das peças e causar danos ao equipamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Etiquetas